No Chão Do Seu Vestido - RESENHA







No Chão Do Seu Vestido -  resenha
Autor(a) - Silvio Valentin Liorbano
Ano de Publicação - 1° edição março de 2018
Publicação: Editora Penalux



SINOPSE:

Como diz Gregório Bacic: " as fronteiras culturais e geográficas não querem dizer nada", e isto prova o escritor Silvio Valentin. Nutrido com a objetividade e concisão, características típicas dos poemas haicais, de origem japonesa, o poeta transforma o cotidiano enriquecendo-o com os retoques da cultura.
Assim sendo, muito embora os haicais sejam a opção que enfatiza o cotidiano, e, também, a presença sensível da natureza, Silvio consegue sugerir, sutilmente, o nome de Shakespeare, combinando-o com o cotidiano, por meio de associações çigeiras, "Que Shakespeare nã sabia de nada / Romeu e Julieta / É queijo com goiabada"
Para o teórico Afrânio Peixoto, "os haicais falam de emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos", assim sendo quando Silvio versa, ele coloca os elementos do cotidianos, como instrumentos de mediação que "seguram" e ligam a simplicidade com a profundidade "O mínimo na tigela / Um pouco de amor / Pra dividir com ela."
Uma característica quase inerente e fundamental desta estrutura singular de poesia, é a presença da natureza, das imagens de passarinhos, de sol e de vento, que são, por sua vez, sintetizadas na estrutura metrificada dos haicais. Embora, em essência o natural esteja presente, nas formas cotidianas, mas também na vida contínua, apresenta-se um desafio resumir a beleza das impressões no estreito espaço das três linhas, quem o consegue, é sem sombra de dúvida portador de um apurado olhar.





No chão Do Seu Vestido, é uma maravilhosa história haikai. – não conhece esse estilo de posia? “Haikai é composta por três versos, o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas, e o segundo verso é heptassílabo, constituído assim por sete sílabas.” Pode parecer fácil mas que tal tentar fazer esse desafio?

Nesse livro, o autor nos leva a um mergulho do entendimento no sentido da palavra. Com uma capa leve e florida, nos remete a uma felicidade e harmonia, a cada página que leia nunca se perde essas características.

O estilo haikai é novo para mim, nunca tinha lido um livro tão magnifico e cheio de conteúdo importantes. O autor Silvio Valentin Liorbano nos faz aprofundar da importância da natureza.



Caberá num vaso
A natureza morta
E o descaso?





Não só a natureza que remete esses haikai, esse só é o início. Outros assuntos também são abordados como, a África e sua essência que é viva em nosso país, os indígenas, a Amazônia, e o amor pela vida.

Um misto de conceitos da cultura que está sempre conosco e vividos por nós, mas, pela intimidade que o autor tem pelas palavras, nos sentimos que estamos conhecendo algo novo.

Um jeito oriental de expressar a verdadeira natureza nossa, e sinto honrada poder ler isso.



Canto negro
Tua voz África
Aconchego.



Único, foi assim que me senti quando terminei de ler esse livro, e aqui, fica os meus agradecimentos pela Editora Penalux por me dar essa oportunidade de ler e conhecer o haicai, muito obrigada!

Se você também se interessou por essa arte de livro, aqui em baixo está o link que vai direto ao site da editora para fazer a compra. Espero que goste!



Nenhum comentário:

Postar um comentário